sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

O Diário de Janaina.
Janaina em: "O trauma de carnaval"

Postado por Aline C.

-Acoooorda menina!
Janaina abriu os olhos, murmurando chingamentos à mãe por tê-la acordado tão cedo em pleno domingo. Estava tão cansada e com tanto sono que achou melhor nem se dar ao trabalho de ter uma discussão àquelas horas da manhã.
Relutantemente, levantou da cama, cambaleo até o banheiro, ainda sem abrir os olhos, tateou a parede até achar o "negocinho que acende a luz". Parou diante do pia, admirando sua imagem no espelho. O cabelo desgrenhado, o rosto amaçado, os olhos vermelhos e inchados. "Nossa, pareço tão sexy ao acordar" - brincou Janaina, já conformada com o fato de que não conseguiria voltar para a cama.
Fez seu ritual matinal, como fazia todos os dias.
Lavou o rosto, escovou os dentes, ficou cerca de 10 minutos parada, imóvel diante do espelho, totalmente alienada pensando em algo que provavelmente não faria sentido nenhum um pouco mais tarde e depois de acordar de seu "transe matinal", como sua mãe constumava chamar, escovou lentamente os cabelos, trocou de roupa e desceu para tomar o café.
-Não sei o que tanto você faz dentro daquele banheiro. Precisa demorar tanto?
-Ah mãe, não começa vai. Já chega você ter me acordado tão cedo em pleno domingo!
E ela não resistiu. Tinha prometido a si mesma que não começaria uma discussão com sua mãe por causa do horário, mas foi mais forte do que ela. Janaina sabia que ela e sua mãe terminariam rindo sem motivo algum ao fim daquele teatrinho das duas. Era sempre assim. Para um estranho, elas pareciam duas dementes.
Ao fim do ataque de risos provocado por um motivo desconhecido ao fim da discussão, Janaina estava entediada em frente a TV.
-Carnaval.Muda de canal. -Umn... Carnaval.Muda de canal de novo. -E, olha! Carnaval de novo! ¬¬' -Será que não existe uma pessoa sequer que não goste de carnaval? Nossa, em um canal o carnaval de São Paulo, no outro, o carnaval do Rio de Janeiro, no outro, o da Bahia, no outro, o de Campinas. Será que ninguém percebe que, independete do lugar, todos são iguais?
Janaina não trazia boas lembranças dos carnavais passados.
*****
Mini flashback explicando o motivo.
Tudo começou quando ela era ainda uma pré - adolescente. Em meados de 2004 sua mãe finalmente a deixara ir a uma festa de carnaval. No começo, tudo era lindo, a decoração, pessoas com as mais diversas fantasias, a música, todo mundo alegre. Ela se sentia bem.
Janaina, que tinha apenas 13 anos, vestia uma fantasia de sereia. Fizera de tudo para que sua mãe lhe comprasse a fantasia, estava linda.
No começo tudo estava perfeito. Ela estava dançando, pulando, cantando, se divertindo como a muito tempo não fazia, até que Janaina é tomada por uma avassaladora dor de barriga. Ela procura por sua amiga Dani, mas só vê estranhos a sua frente.
O desespero toma conta da pobre Janaina. Ela percorre todo o salão com os olhos, mas não vê nenhum rosto conhecido.
A dor aumenta e sua barriga começa a se contrair perigosamente e emitir ruidos estranhíssimos. Ela percebe que não tem muito tempo. Precisava encontrar um banheiro com urgência, os as consequências seriam terríveis!
Janaina coloca a mão entre as pernas, como que para evitar que o pior acontecesse, e sai correndo desesperada pelo salão. Ela tenta perguntar a algumas pessoas onde fica o banheiro, mas todos achavam que só se tratava de uma "criança" feliz que tinha acabado de inventar uma nova coreografia, ninguém lhe dava a mínima atenção.
Quando ela achou que não havia mais jeito, viu a famosa luz no fim do túnel. Uma porta azul com uma menininha em vermelho. Para uma pessoa necessitada, aquela foi a visão mais perfeita de toda a sua vida até aquele dia.
Janaina, sem pestanejar, saiu correndo em direção ao banheiro. Estava salva!
Felizmente, conseguiu chegar a tempo e toda a angústia que tomava conta de seu corpo foi se dissipando aos poucos. Ela ficou lá apenas por alguns minutos, a tempo de se recompor e voltar para a festa, que talvez não estivesse totalmente perdida. Ao se levantar do vaso, Janaina puxou a descarga. Pobre Janaina!
Seu rabo de peixe havia caido, sem querer dentro do vaso. Janaina ainda tentou puxá-lo, mas já era tarde demais. Como se estivesse sendo tragada pela força de um mar em fúria, a descarga levou consigo toda a parte de baixo da linda fantasia de sereia. Maldito rabo de peixe!
O desespero havia tomado conta de Janaina novamente. Mas dessa vez, não havia mais o que fazer. A menina enchugou as lágrimas que, inevitavelmente, brotaram de seus olhos e abriu a porta.
Quando ela saiu do banheiro, nada de diferente aconteceu. Ela ficou aliviada por ninguém notar a presença dela, que usava apenas suas roupas íntimas agora.
Mas, como já diziam os mais velhos, desgraça pouca é bobagem.
Janaina deu mais dois passos em direção ao salão e quem ela encontra parado bem perto do banheiro? Thiago, seu grande amor desde o maternal.
Ele olhou pra ela, tirando o pirulito que tinha na boca, os olhos arregalados. Apontando pra ela e olhando com cara de espanto ele fez o que ela mais temia: "-Você tá só de calciiinhaaa?" o.O
Uau, pra uma menina de 13 anos, aquele era o fim do mundo. Thiago era simplesmente o garoto mais perfeito de toda a face da Terra, o garoto que ela queria pra ser o pai de seus filhos!
Corando, Janaina não pensou duas vezes, empurrou ele pra que saisse da sua frente e saiu correndo.
Ao fundo, sobre a música alta ela ainda podia ouvir a voz de Thiago, num tom de surpresa e deboche "Sério cara, ela tava só de calcinha mesmo, cadê as calças dela?"
Saindo do salão, ela finalmente econtrou Dani, que tentava acalmá-la enquanto a pobre garota contava todo o acontecido, entre soluços, desde a diarréia, até o trágico episódio envolvendo Thiago. Elas foram embora, mas Janaina nunca mais quis saber de carnaval em toda a sua vida.
*****

-Sinceramente, não sei o que tem de tão legal nisso. Festinha sem graça!
Janaina desligou a TV e saiu, se trancando no banheiro. Carnval sempre lhe despertava uma misteriosa diarréia.


Fim, por enquanto...

Um comentário:

Diego Paulino disse...

muito boa crônica , Aline
e concordo com a Janaína, a progrmação da tv no carnaval é uma merda